conteúdo do menu

Câmara Municipal de Corumbatai do Sul

conteúdo principal
conteúdo principal

História

Etimologia. Corumbataí De origem tupi “corumbatá”... nome de peixe da água doce + “y”... rio: o rio dos corumbatás ou corimbatás. "do" Contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”. Sul Vem do anglo-saxônico “suth”, através do francês “sud”, significando ponto cardeal que se opõe ao norte, designando ainda região situada ao sul. 
Origem Histórica. A vida organizada e próspera do atual município teve início na década de sessenta, sob influência propagandística dos predicados da terra roxa do Paraná. A colonização teve por base a cidade pólo de Campo Mourão. O nome da cidade é referência ao Rio Corumbataí, de excepcional beleza e que corta o território municipal. 
Dentre as famílias pioneiras destacam-se as de Anderson Arruda de Souza, Manoel Picadeiro, João Gato, Pedro Trizote, Ricardo Sútio, Francisco Garcia, Antenor José Mariano, José Mariano de Castro, Melquíades Picanço e muitos outros. 
Em 13 de janeiro de 1967, através da Lei n.º 5.472, o povoado foi elevado à categoria de Distrito Administrativo com território pertencente ao município de Barbosa Ferraz. Pela Lei n.º 8.484, de 27 de maio de 1987, foi criado o município. O termo ‘do Sul’, foi acrescentado para diferenciá-lo de município homônimo existente no Estado de Goiás.
O território foi desmembrado do município de Barbosa Ferraz, sendo instalado oficialmente no dia 1º de janeiro de 1989. O primeiro prefeito municipal foi o sr. Jair Cândido de Almeida, que formou chapa com o sr. Luiz Peternelli.

O Clima

O clima do Município de Corunbataí do Sul, é classificado como Subtropical Cfb: Clima oceânico, também por vezes chamado clima marítimo temperado, é um tipo de clima que ocorre em regiões afastadas das grandes massas continentais e nas margens ocidentais situadas nas latitudes médias e altas.

Aspectos Geográficos

Possui uma área de 164,442 km² representando 0,0825 % do estado, 0,0292  % da região e 0,0019 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma24°06"03"sul e a uma longitude 52°07"12" oeste, estando a uma altitude de 601 m. Sua população estimada em 2005 era de 3.883 habitantes.

O site da Câmara não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo